Cliente fazendo pedido digital em restaurante durante dia chuvoso, mesa com suco e prato apetitoso

É só o céu escurecer, as gotas começarem a cair, e o movimento do restaurante muda. Clientes ficam mais relutantes em sair de casa, as ruas esvaziam e as mesas ficam vazias em horários que antes estavam lotadas. Dias chuvosos costumam ser sinônimo de menor fluxo, mas, se você olhar com atenção, pode ser o cenário perfeito para vender mais e encantar ainda mais seu público.

Existe um jeito diferente de encarar o mau tempo. Com pequenas mudanças, criatividade e uma pitada de tecnologia, é possível transformar a chuva em oportunidade. Reuni aqui nove dicas que podem fazer toda a diferença, até porque ninguém gosta de ver a casa vazia por conta de nuvens no céu.

1. Ajuste o cardápio para o clima

As preferências mudam junto com o tempo. Em dias chuvosos, alguns restaurantes já notam que a venda de cerveja cai e os pedidos por pratos reconfortantes, como caldos e massas, aumentam. Que tal aproveitá-la?

  • Crie uma seção especial no cardápio com opções “quentinhas”.
  • Ofereça combos de sopas, caldos e chocolate quente.
  • Divulgue sugestões do chef especialmente pensadas para a chuva.

Usar plataformas como o ZaperMenu permite atualizar rapidamente as opções no menu digital, sem complicação, ajudando o cliente a escolher algo que combine com o clima do dia.

2. Invista em promoções relâmpago

Promoções pontuais funcionam bem, especialmente quando o tempo afasta o cliente da rua. Segundo dados de mercado, 80% dos clientes são influenciados por promoções ao decidir onde comer. Aproveite!

Ofereça um desconto especial só enquanto estiver chovendo.

Exemplos:

  • Descontos em delivery nas próximas duas horas.
  • Brindes em pedidos acima de um valor mínimo.
  • Cupons exclusivos via WhatsApp (recurso muito fácil de usar com o ZaperMenu).

3. Reforce o delivery e retire na loja

A intenção de muitas pessoas é não sair de casa na chuva. Por isso, impulsione a divulgação do delivery, ou o sistema de retirada no balcão. Destaque opções rápidas e pratos que chegam bem até a casa do cliente.

Entregador entrega pedido na chuva em frente a restaurante O cardápio digital do ZaperMenu pode ser atualizado para informar tempo de preparo, taxas reduzidas e embalagens específicas para garantir a qualidade mesmo no trajeto sob chuva.

4. Comunique em tempo real nas redes sociais

Use seus canais para avisar: “Mesmo com chuva, estamos aqui!”. Mostre o ambiente aconchegante, lance stories de pratos fumegantes saindo da cozinha e incentive pedidos pelo WhatsApp.

Essa comunicação pode ser ainda melhor quando feita de forma humanizada. Mostre a equipe se preparando para o clima, faça enquetes divertidas e compartilhe opiniões de clientes sobre o que comer em um dia frio. O ZaperMenu integra automações via WhatsApp, permitindo o envio de mensagens rápidas para toda sua base de clientes, o que pode ser um empurrãozinho para a decisão de compra.

5. Personalize o atendimento

Cliente quer praticidade. Quando a chuva aperta, ninguém gosta de espera longa nem de erro no pedido. Automatizando pedidos com plataformas digitais, como o ZaperMenu, há menos chance de confusão e o cliente sente o cuidado em cada detalhe. Isso gera confiança e pode transformar uma experiência ruim em fidelidade.

  • Use mensagens de boas-vindas pelo canal de pedidos.
  • Priorize respostas rápidas.
  • Se possível, ofereça guarda-chuva ou um mimo para quem enfrenta a chuva para buscar o pedido.

6. Incentive a recorrência com programas de fidelidade

Sabe aquele cliente que pede sempre? Programas de fidelidade que oferecem pontos, brindes ou descontos são uma maneira simples de incentivá-lo a comprar mais vezes, inclusive nos dias chuvosos.

Recompensar quem volta é sempre uma boa ideia.

É possível criar cupons exclusivos para quem faz pedidos nos dias de chuva, estimulando o hábito e premiando os fiéis mesmo fora dos períodos de maior movimento.

7. Adapte o ambiente: conforto conta muito

Se ainda assim o cliente chegar até seu salão, faça de tudo para que ele se sinta acolhido. Crie áreas secas logo na entrada, disponibilize cabides ou suporte para guarda-chuvas, ajuste iluminação e música para um clima mais acolhedor. Uma experiência assim faz o cliente querer ficar mais tempo, e ainda é uma chance de vender mais sobremesas ou café.

  • Evite goteiras e piso escorregadio.
  • Invista em tapetes e boa sinalização.
  • Use aromas e cores que transmitam calor e conforto.

Para quem quer ir além, criar um espaço instagramável pode aumentar o alcance, já que clientes costumam compartilhar fotos em lugares bonitos e acolhedores mesmo em dias de chuva.

8. Parcerias e público local

Em dias de chuva, quem está por perto tem mais chances de aparecer. Fazer parcerias com empresas e lojas vizinhas para divulgar promoções, ou oferecer descontos exclusivos para funcionários de prédios comerciais ao redor pode atrair um público fiel próximo ao restaurante, como sugerem estudos sobre retenção de clientes. Às vezes, uma ação assim gera novos hábitos, um grupo de amigos que começa a se reunir no seu espaço toda semana.

9. Use a tecnologia a seu favor

Hoje, investir em soluções simples faz total diferença. Cardápios digitais como o ZaperMenu deixam tudo mais prático, tanto para o restaurante quanto para os clientes. Em poucos cliques, os pedidos já estão encaminhados, há integração com impressoras automáticas e ainda é possível lançar promoções relâmpago e combos personalizados sem depender de gráfico, impressão ou panfletagem.

Cardápio digital aberto em tablet dentro de restaurante com chuva na janela Automatizações diminuem erros e otimizam tempo. Além disso, você pode medir resultados, analisar métricas das campanhas e saber quais pratos mais agradam nos dias de chuva. Conhecimento como esse resulta em decisões mais certeiras e potencial para aumentar o ticket médio. Se quiser ampliar sua visão sobre esse assunto, vale conferir como os menus digitais ajudam a aumentar o ticket médio.

Um olhar diferente: transformar o desafio em oportunidade

Chuva nem sempre precisa trazer prejuízo ou desânimo. O segredo é olhar para as mudanças de hábito do consumidor com criatividade, acolher quem está disposto a sair de casa e facilitar ao máximo para quem prefere o conforto do lar.

Com um mix de promoções inteligentes, cardápio flexível, atendimento humanizado e tecnologia, cada dia cinzento pode se tornar um capítulo de crescimento. O ZaperMenu está pronto para ajudar seu restaurante a vender mais, independente do tempo lá fora. Invista na ideia de transformar o clima em aliado, e não mais um obstáculo no seu caminho.

Quer saber mais formas de encantar seus clientes? Veja outras estratégias no nosso canal de experiência do cliente, com dicas simples e rápidas para seu restaurante.

Perguntas frequentes sobre vendas em dias de chuva

Como atrair clientes em dias de chuva?

Oferecer promoções exclusivas, adaptar o cardápio com opções que combinam com o clima e reforçar canais de delivery são estratégias eficientes. Invista em comunicação nas redes sociais para mostrar que seu restaurante continua funcionando normalmente e está pronto para receber todos com conforto. Parcerias com empresas locais e programas de fidelidade também podem ajudar a aumentar o movimento mesmo com o tempo ruim.

Quais promoções funcionam melhor na chuva?

Descontos relâmpago, brindes em pedidos acima de certo valor e cupons personalizados para pedidos via WhatsApp estão entre as mais efetivas. A possibilidade de combos com pratos quentes ou sobremesas grátis torna a experiência mais atrativa. Dados de mercado mostram que promoções atraem até 80% dos clientes nesses períodos.

Vale a pena investir em delivery?

Sim! Nos dias chuvosos, a procura por delivery aumenta, pois muitas pessoas preferem ficar em casa. Investir em um sistema eficiente, como cardápios digitais integrados ao WhatsApp, pode garantir mais vendas. Oferecer retirada no balcão com vantagens exclusivas para quem busca o pedido também é uma alternativa interessante para quem mora ou trabalha nas proximidades.

Como adaptar o cardápio para dias chuvosos?

Dê destaque a pratos quentes e confortáveis, como caldos, massas, sopas e bebidas especiais. Crie uma seção exclusiva para o clima no menu, que pode ser atualizada rapidamente com o ZaperMenu. Avalie o histórico dos pedidos para saber o que sai mais em dias frios e use isso a seu favor, lançando sugestões do chef ou combos temáticos.

O que divulgar nas redes sociais nesses dias?

Mostre o ambiente acolhedor do restaurante, pratos quentes sendo servidos e clientes satisfeitos. Anuncie promoções e condições especiais “só hoje” ou “enquanto estiver chovendo”. Faça stories mostrando os bastidores ou brincadeiras com o clima. Mensagens autênticas e rápidas via WhatsApp ou Instagram aproximam o público e incentivam pedidos, principalmente quando o tempo faz o cliente hesitar.

Quer se aprofundar ainda mais nessas estratégias? Acesse conteúdos específicos em marketing e promoções, gestão para restaurantes e dicas rápidas no blog do ZaperMenu. Aproveite o potencial dos dias chuvosos e impulsione suas vendas agora mesmo!

Compartilhe este artigo

Quer modernizar seu restaurante?

Com o ZaperMenu, você automatiza pedidos, economiza tempo e aumenta suas vendas — tudo direto pelo WhatsApp.

Fale com um especialista
Diego Scheeren

SOBRE O AUTOR

Diego Scheeren

Diego é um empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação no setor de alimentação. Fundador do ZaperMenu, ele combina sua experiência em desenvolvimento de soluções digitais com uma visão prática de como ajudar pequenos e médios negócios a crescerem com automação, atendimento eficiente e presença online. Seu foco é tornar a tecnologia acessível e funcional para quem está na linha de frente do delivery, restaurante ou lanchonete.

Posts Recomendados